Padre Haroldo torna-se personagem de livro escrito por Sandra Sahd

by - domingo, outubro 21, 2018

Aos 99 anos, Padre Haroldo torna-se personagem de livro escrito por Sandra Sahd



Fundadora da Embaixadores da Prevenção, escritora lança seu primeiro livro em rima para contar à nova geração a história de vida do pároco que saiu do Texas para mudar o Brasil e que dedicou a vida para transformar Campinas

Há cerca de seis anos Sandra Sahd iniciou sua trajetória como escritora. Desde então, e com a carreira já consolidada, segue disseminando virtudes para os públicos infantil, infanto-juvenil e adulto por meio da literatura. Em 2018, a autora prepara-se para mais uma estreia: seu primeiro livro em rima. Em “Medo de nada, só amor – a semente de um jesuíta”, ela conta de forma poética a história de vida de uma das figuras mais importantes no cenário religioso e humanista atual: Padre Haroldo Joseph Rahm, sacerdote jesuíta fortemente envolvido com ações para a promoção da vida e obras de recuperação de dependentes químicos.

Desde muito cedo, a autora sempre esteve próxima do pároco, o que lhe possibilitou receber do sacerdote as mais belas mensagens de vida, otimismo, fé e amor à pessoa do próximo. Toda essa vivência auxiliou na formação de seu caráter, temperamento, personalidade, visão de mundo e da pessoa, aproximando-a de uma nova concepção que a fez mudar o foco de trabalho do tratamento das causas dos vícios para sua prevenção por meio do desenvolvimento das virtudes.

A fim de expandir esse aprendizado vivencial, partilhando e expandindo incansavelmente com as pessoas essa ideia de transformação, fundou a ONG Embaixadores da Prevenção em 2011 com a missão de “formar uma nova geração de pessoas que, por meio de escolhas e hábitos saudáveis, transformem o mundo em um lugar melhor”. A base da organização social é o desenvolvimento das virtudes na pessoa humana, missão totalmente vinculada ao legado de Padre Haroldo.

“O Pe. Haroldo tem uma ligação muito forte com a cidade e com os campineiros. Eu mesma cresci muito próxima às filosofias dele e do próprio Instituto, que foi fundado com ajuda dos meus pais. Até por isso muito da missão, dos valores e do trabalho que a Embaixadores executa reflete essa vivência, mas para um foco diferente, preventivo mesmo. Falo muito sobre mudar o mundo e que essa melhoria está atrelada às ações da nova geração, então nada melhor do que inspirar através de uma das maiores figuras da cidade. E, embora o personagem seja um religioso, a intenção do meu livro novo é convidar o leitor (de qualquer idade) a encontrar-se e acreditar na sua missão de vida, seja ela qual for. Costumo dizer que transformar o mundo é trabalho de formiguinha, não se muda 7 bilhões de pessoas de uma vez, é gradativo... e o padre Haroldo é aquela figura carismática que estimula a reflexão do porquê um brasileiro abandonaria ou desistiria do Brasil, quando um americano vem para o nosso país exatamente por acreditar ser possível transformá-lo. Isso a história dele nos ensina com perfeição”, comenta Sandra Sahd.

Entre os diversos meios de propagação dessa mensagem de começar a melhorar o mundo pelo Brasil, o livro é uma delas. E é diante de uma nova linguagem que Sandra entrega ao leitor fatos biográficos de Padre Haroldo, inclusive como forma de homenagem ao pároco.

A leitura leve e interessante instiga a todos – crianças, jovens e adultos – a experimentarem o amor espiritual em suas próprias vidas entendendo que este é um sentimento de fonte inesgotável que nada teme, assim como acreditavam São Paulo Apóstolo e o próprio Padre Haroldo. “O padre vive hoje um momento delicado, até pela idade e as dificuldades que ela impõe. Então essa homenagem é uma forma de registrar essa importância. Nunca antes havia escrito em rima, foi uma inspiração que veio em uma madrugada e acho que fez todo sentido, coube muito bem para o momento... acho que, além de emocionar, é um livro que vai trazer o padre um pouco mais para perto de cada leitor pela história, pelo exemplo e pelos sentimentos que carrega cada verso”, finaliza a autora.

O lançamento da obra, publicada pelas Edições Loyola, acontece no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no Centro de Eventos Loyola do Instituto Padre Haroldo, localizado no Jardim Boa Esperança, em Campinas, no interior de São Paulo. Para participar do lançamento basta doar um quilo de alimento não-perecível, que será entregue ao Instituto Pe. Haroldo. O livro será vendido a R$20,00 e além da sessão de fotos e autógrafos com a autora, o público apreciará uma peça teatral baseada na obra.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Medo de nada, só amor – a semente de um jesuíta” e sessão de autógrafos com Sandra Sahd no Centro de Eventos Loyola do Instituto Padre Haroldo

Data e Hora: Terça-feira, 09 de outubro de 2018, às 19h
Local: Auditório do Instituto Padre Haroldo – R. João Quirino do Nascimento, 1601, Jardim Boa Esperança, Campinas/SP
Entrada: 1 Kg de alimento não-perecível
Livro: R$20,00

You May Also Like

0 comentários