Cursos sobre educação inclusiva chegam a Indaiatuba este mês

by - terça-feira, fevereiro 11, 2020

Em parceria com o Rede Azul, o Instituto Transformare realiza encontros sobre Plano Educacional Individualizado e Análise de Comportamento Aplicada
O aplicativo Rede Azul viabiliza, pela primeira vez em Indaiatuba (SP), os cursos de Plano Educacional Individualizado (PEI) e Análise de Comportamento Aplicada (ABA). Promovidos pelo Instituto Transformare, em parceria com o Saber Incluir, os encontros acontecerão nos dias 28 e 29 deste mês, no campus I do Centro Universitário Max Planck (UniMAX). Ambos serão guiados pelo psicólogo Damião Silva, com participação de outros profissionais. As inscrições estão abertas via internet.
A programação inicia com o curso de PEI no dia 28, das 8h às 12h. O Plano Educacional Individualizado é uma ferramenta utilizada para otimizar o processo de ensino-aprendizagem de PcD (pessoa com deficiência), pois é um recurso pedagógico focado nas necessidades do estudante. Dessa forma, a metodologia propõe organizações curriculares que norteiam a mediação do professor e auxiliam o desenvolvimento de cada indivíduo. Assim, o curso tem o objetivo de preparar os profissionais da área da Educação para atuar em benefício das pessoas com deficiência, demonstrando como montar o Plano Educacional Individualizado.
O segundo encontro, Análise de Comportamento Aplicada, será promovido no dia 29, das 9h às 17h. Com foco no Transtorno do Espectro Autista (TEA), a aula explicará os princípios da ABA e como ela pode ser utilizada no ensino de pessoas com TEA, manejando comportamentos disruptivos e construindo as habilidades funcionais e sociais. Para encerrar o curso, haverá a palestra Direitos da Pessoa com TEA, ministrada por Denner Pereira, advogado, professor e servidor público da Procuradoria do Estado do Paraná.
DAMIÃO SILVA Psicólogo clínico e escolar, especialista em TEA (Transtorno do Espectro Autista), Altas Habilidades e Superdotação, além de pedagogo e analista de comportamento. Atualmente, é consultor educacional em colégios e coordenador de projetos da Fundação Faculdade de Medicina (FFM). Ao longo de sua carreira, palestrou para mais de 70 mil espectadores no Brasil, na Europa e na América Latina. É embaixador no Brasil do instituto Child Behavior Institute of Miami e autor dos livros  Protagonismo Juvenil e Transtorno do Espectro Autista - Caminhos e Contextos.
REDE AZUL  Presente em 16 estados brasileiros, o aplicativo foi lançado em dezembro na Google Play Store com a proposta de ser colaborativo. Isto significa que os próprios usuários, ao frequentar locais ou usar serviços amigáveis à comunidade autista, podem inserir suas indicações no app, chamadas de Pontos Azuis. Então, outras pessoas poderão visualizar esse banco de dados, utilizá-lo e deixar uma avaliação baseada em sua vivência. A combinação dessas informações permite que os algoritmos do Rede Azul mensurem uma média de nota para cada indicação.
Atualmente, o app dispõe profissionais e estabelecimentos em 14 categorias, entre elas, escolas, terapias, estética, igreja, turismo e jurídico. Uma novidade é a aba ‘Famílias do TEA’  que pretende criar uma rede de apoio entre familiares que, muitas vezes, precisam trabalhar em casa, a fim de cuidar de pessoas com TEA. Futuramente, será implantado um sistema de selos físicos, que serão fixados nos locais com melhores avaliações.
Como participar As inscrições para os dois cursos estão disponíveis online, basta clicar aqui para acessar as do PEI e aqui para as do ABA. Os eventos também têm apoio da Feito Pão. Ambos encontros serão realizados no auditório do campus I do UniMAX, que fica na avenida 9 de dezembro, 460, Jardim Pedroso – Indaiatuba (SP).

You May Also Like

0 comentários