Retomada das cirurgias eletivas: entenda quais são as mudanças no cenário médico pós pandemia

by - sexta-feira, julho 31, 2020

Novo normal exige a adoção de medidas e equipamentos preventivos 

De forma gradual, as cirurgias eletivas que foram adiadas no início da pandemia estão sendo retomadas. A decisão veio através da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que assegura que os estabelecimentos de saúde estão em condições adequadas para atender a demanda, desde que haja indicação do profissional. Para que o retorno dos atendimentos aconteça de forma cuidadosa nesse novo cenário pós-chegada do Coronavírus, os procedimentos de higiene e segurança precisaram se adequar de forma ainda mais rigorosa.

Segundo o cirurgião plástico Leandro Faustino, as mudanças na rotina cirúrgica acontecem desde o pré até o pós operatório. “Atualmente existem novas regras básicas de segurança que precisamos adotar nos atendimentos e principalmente nas cirurgias. Uma delas é realizar os procedimentos cirúrgicos em hospitais com menos riscos de contaminação, ou seja, aqueles em que a ala cirúrgica e o pronto socorro ficam em áreas diferentes, desde a entrada no local até o uso de elevadores. Também existem os hospitais Covid-free, são os mais indicados pois trabalham apenas com cirurgias eletivas, sem internações por outras causas e não possuem pronto atendimento e isso impede com que o paciente entre em contato com pessoas externas, que podem estar com o vírus”, afirma.

As novas regras de segurança são:

Teste para Coronavírus

A testagem periódica dos pacientes também é uma nova medida de segurança, as pessoas que vão passar pela cirurgia eletiva fazem o teste com maior sensibilidade e precisão para detectar o Coronavírus, o RT-PCR, conhecido como swab nasal. Auxiliares, anestesistas, cirurgiões e toda equipe médica também precisam passar constantemente pela testagem.

Novos equipamentos de proteção
Máscaras, óculos de proteção e álcool em gel sempre estiveram presentes no ambiente hospitalar. Atualmente, as máscaras face shields passaram a fazer parte dos equipamentos de proteção individual do profissional. Nas cirurgias eletivas ela vem sendo utilizada principalmente pelos anestesistas para reforçar a proteção do rosto e prevenir qualquer tipo de contaminação via nasal.
 
Desospitalização
A desospitalização é uma forma de reduzir o tempo de recuperação do paciente no hospital, optando por um alta mais rápida que o comum. Esse procedimento tem como objetivo manter a pessoa mais segura e confortável em casa, além de racionalizar os leitos hospitalares.
 
Cuidado redobrado com o grupo de risco
No caso de pacientes que estão no grupo de risco, é preciso ter ainda mais cautela. Se possível, o ideal é adiar os procedimentos cirúrgicos para datas mais distantes considerando que o cenário epidêmico pode ter uma melhora. Caso contrário, é indicado que a cirurgia seja feita nos hospitais considerados Covid-free.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre as mudanças no ambiente cirúrgico pós pandemia o cirurgião plástico preparou um vídeo explicativo com todos os detalhes sobre o tema. Assista: https://youtu.be/xmrX75Zxzhk 


Sobre Leandro Faustino

Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e com residência em cirurgia plástica na UNIFESP, passou parte de sua residência no mundialmente famoso Massachussets General Hospital, da Universidade de Harvard, nos EUA. Dr. Leandro Faustino coleciona especializações em instituições renomadas brasileiras e internacionais que possibilitam que ele realize com excelência mais de 30 procedimentos estéticos e de reconstrução.

É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, possui Mestrado em Cirurgia Plástica Abdominal pela UNIFESP e pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Estéticos no Hospital Israelita Albert Einstein. Ao longo de sua carreira coleciona prêmios e homenagens, com formação complementar nos Estados Unidos, em Dubai e na Áustria. É autor de artigos científicos, capítulos de livros e artigos em revistas de grande circulação na mídia.

Atualmente, faz parte do quadro médico de renomados hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein e Human Clinic. 

You May Also Like

0 comentários