Por um mundo de virtudes
Vídeos com contação de histórias viram ferramenta de estímulo e aprendizagem para atendidos de projeto que almeja ‘mundo de virtudes’
ONG Embaixadores da Prevenção adaptou o projeto cultural ‘Por um Mundo de Virtudes’ para o ambiente online, levando contações e conceito das virtudes para crianças e adultos durante a pandemia
Desde a sua fundação, o trabalho da Embaixadores da Prevenção foi alicerçado nas atividades artístico-culturais que possam atuar como ferramenta de aprendizagem de seus atendidos. Nos últimos dois anos, iniciando o atendimento às escolas estaduais da RMC, mais de 7,5 mil crianças de 12 escolas acompanharam as peças, o que aconteceria também em 2020, não fosse a pandemia.
Diante da adversidade imposta pelo cenário atual e com as atividades presenciais paralisadas desde março, a ONG campineira encontrou na web uma nova maneira de disseminar virtudes. Desde então, os atores do projeto recriaram as peças teatrais para um formato novo, inspirado em um quadro de contação de história do extinto programa Rá-Tim-Bum, que também utiliza o teatro como linguagem de empoderamento e transformação.
O processo de aprendizagem é complexo, amplo e exige inúmeros fatores de contingência para favorecê-lo e apoiá-lo. No caso do público infantojuvenil, a contação de histórias pode beneficiar e acrescentar valor a este processo, muito em função dos estímulos despertados pela arte de contar. “O encantamento e a proximidade com o roteiro, com o personagem, com a técnica e a qualidade do contador gera no espectador um maravilhamento que é muito salutar, pois reflete na capacidade de percepção e criatividade, além de propiciar a criação de vocabulário e informações importantes que enriquecem o acervo intelectual, emocional e psicológico da criança. Então, como toda a certeza, uma contação de história é algo benéfico e muito interessante no processo de aprendizagem”, comenta o Pedagogo Hélio Braga, que é Mestre em Educação pela PUC/SP e atuou como coordenador pedagógico da Embaixadores em anos anteriores.
Segundo Braga, a atividade lúdica oferece o mesmo padrão, pois são estímulos capazes de incentivar a criança a se despertar, se interessar, se envolver e participar da ação. “Quando você desencadeia todo esse fluxo de possibilidades, a criança fica acesa, viva e energizada, cheia de referenciais, percepções e informações que atiçam a sua curiosidade, criatividade e imaginação. Por isso a atividade lúdica também contribui no processo de aprendizagem, uma vez que você precisa estar vivo, acordado para aprender, e quanto mais estimulado, mais capaz e mais cheio de vontade você fica”, finaliza o profissional.
Como a premissa do projeto está na ludicidade, os materiais utilizados aguçam a criatividade e abrem alas para que alunos, pais, professores e educadores enxerguem como tudo pode se transformar em ferramenta de arte. E apesar do receio inicial sobre o impacto do projeto via audiovisual, a aceitação do público foi surpreendente e motivadora. De maio a dezembro, as nove histórias alcançaram quase 4 mil visualizações no YouTube. Somadas às visualizações do Facebook e Instagram, os vídeos superam a casa dos 6 mil.
“Acreditamos que as visualizações ainda vão aumentar, uma vez que temos mais uma história a ser publicada, além dos nove vídeos com a inserção da janela de libras que estarão disponíveis ao longo deste mês. Mas, mais do que ampliar os horizontes da ONG e fazê-la conhecida por outros públicos, levar essa mensagem positiva, cheia de reflexões acerca das virtudes e tão significantes para o momento por meio do teatro e da contação de histórias foi uma experiência desafiadora, porém, motivadora para nós”, comenta a fundadora Sandra Sahd.
Vale ressaltar que ainda este mês todos os vídeos ganham versões em libras publicadas na mesma ordem (A Bailarina – virtude da determinação, O Homem – humanidade, A Rainha Sábia – sabedoria, Eureka – responsabilidade, A Caçada ao Medo – coragem, O Encanto da Minhoca – transcendência, A Menina Centopeia – justiça, Quem Sequestrou a Joaninha – temperança e Nariz de Batata – amor-próprio) e disponíveis em todas as redes da Embaixadores.
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