Ação Mulher Virtual traz informação sobre programa Caminho das Rosas e atrações musicais

by - sexta-feira, março 26, 2021

Evento foi gravado no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Encerrando o mês do Dia Internacional da Mulher, acontece neste sábado (27), às 19h, uma nova edição do Ação Mulher Virtual. O evento traz informações sobre o programa Caminho das Rosas, focado na prevenção da violência contra a mulher, além de apresentações do duo Marias e do grupo Nó nas Cadeiras. A exibição acontece no canal da Prefeitura de Indaiatuba no YouTube e a produção é da Secretaria Municipal de Cultura.

“Neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19, o Ação Mulher foi gravado, seguindo todos os protocolos de saúde”, afirma Tânia Castanho, secretária de Cultura e idealizadora do evento. “Com informação e duas belas atrações musicais, queremos homenagear nossas mulheres e trazer momentos de descontração “.

Criado em setembro de 2017, o programa Ação Mulher nasceu com o objetivo de estreitar laços entre os mais diversos setores em busca de ações que promovam melhores resultados sociais. Desde então, passou a realizar palestras, oficinas e ações em prol das mulheres. Mas a grande virada viria com o anúncio do programa Caminho das Rosas, focado na prevenção da violência contra a mulher.

Lançado oficialmente em setembro de 2018, em conjunto com as secretarias de Saúde, Segurança, Cultura e Família e Bem-Estar Social, o programa oferece treinamentos, visando o atendimento e acolhimentos destas mulheres, e apresentou o aplicativo SOS Caminhos das Rosas, criado para mulheres que possuem medida protetiva

 

Números

Desde o lançamento do programa Caminho das Rosas, o número de atendimentos e de flagrantes realizados pela Guarda Civil aumentou. Segundo dados do setor de Estatística e Desenvolvimento da corporação, em 2018 foram realizados 188 atendimentos, número que aumentou para 241 em 2019 e 306 em 2020.

Os flagrantes também aumentaram: foram casos 22 registrados em 2018, 71 em 2019 e outros 62 em 2020. Para denunciar o crime de violência doméstica, ligue para 153.

Apresentações

Criado em 2019 por Juliana Alves, o projeto Marias surgiu do desejo de resgatar o trabalho de grandes intérpretes femininas como Ângela Maria, Elis Regina, Carmen Miranda, Maysa, entre outras, para um novo público.

Para ajudá-la nesta tarefa, Juliana convidou a amiga Lucy Campos, com quem divide um repertório de grandes sucessos, que marcaram época e ressaltam a importância da mulher na história da Música Popular Brasileira. No palco do Ação Mulher, as cantoras estarão acompanhadas de Plínio Silva no violão.

O Nó nas Cadeiras é formado por quatro instrumentistas e cantoras, que tem como característica o coro feminino no samba. Seu repertório visita compositores do samba tradicional e também composições de grandes mulheres como Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Joyce Moreno.

O grupo já se apresentou no Sesc Bauru, Sesc Piracicaba e em festivais organizados pela Prefeitura de Indaiatuba. Formado originalmente por Martina Marana na voz e violão, Bruna Takeuti na voz e cavaco, Fran Nóbrega na voz e surdo e Ribeka Suzuki no pandeiro, se apresenta no Ação Mulher com Adriana Laranjeira no pandeiro e Anisha Vetter no surdo.

You May Also Like

0 comentários