Gala dos Vencedores de competição internacional de dança

by - sábado, julho 22, 2017

Bailarinos da RMC integram Gala dos Vencedores de competição internacional de dança
Último dia do 25ª Passo de Arte contou com coreografias de companhias de Indaiatuba, Limeira e Campinas
A edição comemorativa de 25 anos do Passo de Arte Internacional aconteceu em Indaiatuba de 7 a 16 de julho. Durante os 10 dias de competição cerca de 3,5 mil bailarinos de 16 estados brasileiros, além de paraguaios, argentinos e mexicanos circularam pela infraestrutura montada no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). O Festival se encerrou com a Gala dos Vencedores Passo das Estrelas, quando os primeiros colocados de cada categoria se apresentaram novamente ao público, e entre os premiados estavam bailarinos de Indaiatuba, Limeira e Campinas.
Na noite de estreia da competição, 7, os integrantes do Núcleo de Dança Estúdio Em Cena de Indaiatuba/SP conquistaram o direito de se apresentar na Gala dos Vencedores Passo das Estrelas ao ganhar o 1º lugar na categoria de conjuntos de contemporâneo juvenil com a coreografia Olhar Alheio.
No dia seguinte, 8, a bailarina Luna do Prado Paz, 10 anos, do Studio de Dança Daniela Alonso de Limeira/SP, recebeu a medalha de ouro do solo livre pré feminino com a coreografia O riso. Já o 1º lugar do solo livre masculino foi dividido entre os dançarinos André Luiz Marra Rozano, 11 anos, da Cia Jovem Alexandre Mendes Ballet de Catanduva/SP, e Kauã Vinicius Braz Andrade, 13 anos, do Núcleo de Dança Estúdio Em Cena de Indaiatuba/SP. Os solistas voltaram ao palco do festival no dia 16.
No domingo, 9, o palco do Passo de Arte recebeu as companhias na busca pelo destaque em danças urbanas e populares. Na categoria avançado de danças urbanas, o título máximo foi da coreografia Vibraçõesdo inconsciente, do Núcleo de Dança Estúdio Em Cena de Indaiatuba/SP, que teve três coreografias integrando a programação da última noite do Festival.
Na sexta-feira, 14, durante as avaliações de conjuntos clássicos juvenil, o Grupinho IAD Lina Penteado de Campinas/SP, conquistou a 1ª posição da categoria com a coreografia Sonho de uma noite de verão.  E no último dia, durante a Gala dos Vencedores Passo das Estrelas, a sala Acrísio de Camargo teve sua lotação máxima.
A abertura contou com três apresentações de convidados. A primeira foi o duo dos bailarinos do Balé Cidade de São Paulo, Isabela Maylart e Lucas Axel. Depois o palco  recebeu o brasileiro Carlos dos Santos e a francesa Karine Plantadit, professora de dança e atriz premiada com Tony-Award, considerado o maior prêmio de teatro musical nos Estados Unidos, para protagonizar  o Duo Celebration. E em seguida, Cícero Gomes e Karen Mesquita, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentaram o grand pas de deux Diana e Acteon. O espetáculo contou ainda com Gand Defilé, uma montagem coreográfica com a participação de cerca de 120 bailarinos competidores do Festival. O trabalho foi desenvolvido por Carlos dos Santos, coreógrafo do Grand Defilé do Youth America Grand Prix NY há 15 anos.
Durante a competição, as coreografias apresentadas foram analisadas e pontuadas por uma comissão julgadora formada por 19 profissionais especialistas do universo da dança. Inclusive alguns deles ministraram cursos em uma programação de workshops paralela às apresentações. Nesta edição comemorativa do 25º Passo de Arte foram conferidos R$25 mil em dinheiro e os melhores bailarinos foram contemplados com troféus e medalhas.
As indicações também agraciaram os bailarinos. Os dançarinos paraguaios Alexis Quinonez e Maripaz Aguilar conquistaram o direito de participar do Congresso Internacional de Jazz Dance 2018. Já as bailarinas Bárbara Mel Pereira, 15 anos, do Grupo de Dança Camila Lorenzetti de Barra Velha/SC, e Júlia de Albuquerque Cabral, 12 anos, do Ballet Monica Luiza de Fortaleza/CE, ganharam bolsas de estudo para a Escola Princess Grace de Mônaco.
E os prêmios Toshie Kobayashi/Só Dança, que seleciona candidatos, a critério do júri, entre as modalidades de variações de repertório, pas de deux e grand pas de deux para participar da final do Youth America Grand Prix 2018, em Nova Iorque, foram entregues para a bailarina Emanuelly Oliveira, 8 anos, do Sheila’s Ballet de Sorocaba/SP, e para o bailarino Vitor Augusto Vaz da Silva, 12 anos, da Balé Jovem de São Vicente/SP. "A cada ano os bailarinos mostram um aperfeiçoamento técnico e artístico cada vez melhor. Nesta edição, o destaque foi para as categorias Pré e Junior que são o futuro da dança”, comenta Marisa Pivetta, presidente do Instituto Passo de Arte.
Sobre o Instituto Passo de Arte
Fundada em 1985 pelos publicitários William Romão Costa e Juliano Rubens de Carvalho como Star’s Dance, empresa pioneira no Estado de São Paulo a atuar na área de produção e fomento da dança, se tornou uma das maiores incentivadoras de festivais e veículos de informações do setor.
O know-how adquirido ao longo das últimas décadas, aliado a mudança da direção, que passou a contar com a experiência da ex-bailarina Marisa Pivetta, deu início a realização de eventos próprios, que se tornaram referências de qualidade e técnica em todo o Estado de São Paulo, entre eles o MPB Dança - Festival de Dança com músicas de compositores brasileiros, e ABC Dança, além da produção do informativo Star’s Dance e a criação de uma cooperativa para a produção dos balés de repertórios O Quebra Nozes, Coppélia e Cinderela, entre outros, além de apoio na criação de associações de dança na região.
Toda essa experiência resultou no projeto Passo de Arte, que produz competições de dança em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Porto Alegre, Fortaleza Curitiba e Espírito Santo e que há 15 anos é o representante oficial do concurso americano Youth America Grand Prix, no Brasil, sendo que ao longo deste tempo levou para Nova Iorque cerca de dois mil jovens talentos, dos quais mais de 200 ganharam bolsas de estudos nas principais escolas e cias. de dança da Europa e Estados Unidos, garantindo assim a presença de bailarinos brasileiros em quase todas as companhias de dança do mundo, sendo que muitos deles ocupam cargo de primeiro bailarino e primeiro solista.
Site www.passodearte.com.br | Facebook @passodearte | Youtube: passoarte



You May Also Like

0 comentários