O APOCALIPSE CHAMADO CORONAVIRUS

by - terça-feira, dezembro 29, 2020


 

O apocalipse chamado Coronavírus

Por Raphaela Vitiello- Blogueira e estudante de jornalismo

 

Quando a pandemia chegou, certos de quando isso passaria logo, a sociedade estimava, no começo do ano, que quarentena seria de 14 dias ou apenas 40 dias... Iludidos? Sim, claro!

Dias se passaram, semanas e agora somam-se quatro meses de isolamento social, somente com serviços essenciais abertos. Quer dizer, os não essenciais também, até porque, o povo respeita? Não. Os fiscais fazem vista grossa? Fazem. E com esse ciclo, mais casos e vítimas são somados.

A questão não é o comerciante abrir suas lojas e sim o brasileiro fazer fila com aglomeração quando vê uma promoção, sair em busca de compras supérfluas, andar pelo centro da cidade e dizer “ Só foi uma voltinha !” ou mesmo agir irresponsavelmente seguindo a famosa frase “O proibido é mais gostoso”.

Neste momento que não se imaginava viver, as pessoas copiam atitudes umas das outras, por isso é tão importante dar o exemplo do bem, do autocuidado, da empatia e da esperança, porque estamos passando pela mesma tempestade sim, mas não nas mesmas condições. Há pessoas desempregadas, com fome, sem luz, sem água quente no chuveiro, ou mesmo sem lar, estando ainda mais propícias de pegar o vírus e ele se propagar ainda mais rápido. É aí que pessoas comuns se juntam para fazerem doações de roupas, alimentos, álcool em gel, máscaras, e acessórios para prevenção à COVID. E é lindo ver que ainda nesse mundo temos pessoas com empatia umas com as outras, que pensam na situação do próximo e nas dificuldades que os terceiros estão enfrentando.

E há ainda, pessoas muito mal internamente, sentindo-se incompletas com a própria companhia e sucessivamente embarcando em crises de ansiedades, insônia e depressão. Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que mostrou o aumento em quase 50% dos casos em depressão e 80% em ansiedade desde o começo da pandemia, emendando que mulheres são as mais afetadas para a doença e quem não mora com crianças ou mora com idosos também é mais propenso a obter crises emocionais.

Por isso, neste momento conturbado, quem se vê angustiado, amedrontado, entristecido deve procurar e  passar com um psicoterapeuta, evitando que algo se agrave em seus  pensamentos e suas crenças.

Agindo corretamente, com respeito e com ética este momento apocalíptico irá passar... E ainda iremos nos lembrar dele como uma grande aprendizagem.

 

You May Also Like

0 comentários