“Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”

by - quinta-feira, novembro 03, 2016

Topázio Cinemas exibe “Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”
Documentário nacional disputa uma vaga no Oscar 2017 com outros 144 títulos

Na próxima terça-feira, 08 de novembro, o Topázio Cinemas exibe às 19h40 no Cineclube Indaiatuba o documentário “Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”, do diretor Belisário Franca.
Premiado nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Montagem no 26º Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema, o longa-metragem acompanha o professor Sidney Aguilar, que encontrou diversas suásticas desenhadas nos tijolos de uma fazenda no interior de São Paulo e, então, resolveu realizar uma pesquisa acerca do fato. 
Ele descobriu, entre outras coisas, que 50 meninos, todos negros e mulatos, haviam sido levados de um orfanato no Rio de Janeiro para aquela fazenda nos anos 30. Lá, eles foram escravizados por uma família da elite política e econômica do país que simpatizava com o ideário nazista e pertencia ao movimento integralista.
Os meninos, além de serem submetidos ao trabalho escravo e sofrerem agressões, eram privados de ter nomes e identificados por números. Entre os poucos sobreviventes está Aloísio Silva, o menino 23, que revela sua história pela primeira vez no documentário.
O longa-metragem explora questões de eugenia e pureza racial nos contextos históricos, políticos e sociais do Brasil nos anos 20 e 30 e como os conceitos de “supremacia branca” e as tentativas de “branqueamento da população” deixaram marcas profundas em nossa sociedade até os dias atuais.
“Menino 23” concorre a uma vaga no Oscar na categoria de Melhor Documentário com outros 144 filmes. Em dezembro, a Academia seleciona 15 títulos para continuarem na corrida e em janeiro divulga os cinco finalistas indicados.

SERVIÇO:
Exibição do documentário “Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil”
Local: Topázio Cinemas – Shopping Jaraguá Indaiatuba
Data: 08 de novembro
Horário: 19h40
Ingresso: R$ 10 para o público geral e R$ 5 para maiores de 60 anos.

You May Also Like

0 comentários