Cinema de animação

by - quarta-feira, maio 23, 2018





Marcada por uma trajetória repleta de inovações tecnológicas, o cinema de animação ainda vive de tradições. E foi partir de sua raiz, empregando a técnica do desenho em papel, que alunos da rede pública deram vida a três animações, produzidas ao longo de oficinas do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas dentro do projeto “Curtas de Animação - 2ª Edição”, no último mês de março.

Iniciadas em Hortolândia, as oficinas passaram também por Campinas e Cotia, atendendo a um total de 45 jovens e adolescentes que puderam ampliar seus conhecimentos em arte, animação e cinematografia de forma gratuita. “Além de trocar experiências, o projeto é uma ótima oportunidade de perceber e comprovar o quanto a juventude é antenada ao momento do país. Tudo na oficina é autoral e coletivo, sempre partindo da proposta de fazer um filme sobre a cidade, cultura, história ou personalidades do local onde realizamos as atividades”, explica o codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Maurício Squarisi.

No final de abril, a equipe do Núcleo voltou a Cotia e Hortolândia para exibir os curtas Uma grande mulher” e “Mais um dia em minha vida” produzidos por lá. Agora é a vez de Campinas receber a sessão gratuita e aberta ao público. Na oportunidade, os alunos participantes também assistirão ao filme completo pela primeira vez. Além do curta-metragem, o making-off com os bastidores da oficina também será exibido. “É nessa sessão final, vendo o filme concluído, que eles têm a dimensão do trabalho que foi realizado de fato”, conclui Squarisi.

Tema bastante atual no mundo jovem e adolescente, Bullying nomeia a produção dos alunos de Campinas. “O ponto de partida, no entanto, foi o assassinato da vereadora Marielle, provavelmente por ser a pauta da semana. Isso mostra o quanto a juventude está atenta aos fatos cotidianos do país”, relembra Maurício. “Mas, depois de um consenso, o tema do curta acabou sendo o bullying, devido às experiências pessoais dos alunos da oficina”, completa. A exibição na cidade será no dia 19 de maio, às 09h30, na escola Prof. Messias Gonçalves Teixeira, no Jardim Nova Aparecida.

Levar e prover o acesso do projeto em regiões carentes semeia um instrumento de expressão e comunicação, agrega uma nova visão da arte à cinematografia da animação brasileira e contribui para uma percepção mais profissional do cinema. Com apoio do Programa de Ação Cultural - ProAC/ICMS, “Curtas de Animação - 2ª Edição” é um projeto do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura. Em Campinas e Hortolândia, as oficinas foram patrocinadas pela empresa ArcelorMittal Gonvarri.
Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo já tem mais de 40 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.

Sobre a Direção Cultura
Há 18 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a Direção Cultura
Há 18 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil 
Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.


SERVIÇO
“Curtas de Animação – 2ª Edição”
Exibição gratuita e aberta ao público de curta-metragem produzido em oficinas do Núcleo

Campinas
E. E. Prof. Messias Gonçalves Teixeira
Data e Hora: Sábado, 19 de maio, às 09h30
Endereço: Altura do número 204, Rua Adão Gonçalves, s/nº, Jardim Aparecida
--
ENTRE ASPAS
Patrícia Nascimento
(11) 94542 5832

You May Also Like

0 comentários