Peça As Inventariantes integra programação do Festival Catarse em Indaiatuba

by - segunda-feira, outubro 07, 2019




Grupo de Teatro Anankê encena nesta sexta-feira, 11, a peça As inventariantes no II Catarse - Festival de Cenas Curtas, promovido pelo Grupo de Teatro Fântaso. A apresentação acontece a partir das 19h, no Espaço Estrada, em Indaiatuba (SP). Ingressos já estão disponíveis. 
Baseada no texto de Walter Paiva, a peça coloca em questão a dualidade entre vida e morte. A história centra-se em uma família – composta por Juliano, Bárbara e Sofia – que se enfrenta, desesperadamente, em um jogo que pode ser mortal. Tudo que eles buscam é uma saída, não se importando com o destino dos outros e nem de si mesmo. Então, a partir desse universo ficcional, reflete-se sobre o lado mais sombrio do ser humano e meios de convívio.
Grupo de teatro realiza projeto social com aulas gratuitas
Tornar a arte acessível. Com a essa proposta, o Grupo de Teatro Anankê desenvolve, desde 2015, um projeto social de formação gratuita, em que os atores ministram aulas para pessoas interessadas em teatro. A iniciativa está em sua segunda turma que, inclusive, também participará do II Catarse - Festival de Cenas Curtas. Os estudantes apresentarão o espetáculo A gente se acostuma, também no dia 11, a partir das 19h.
A performance – que combina teatro, dança e música – tratará, sobretudo, acerca da igualdade, temática escolhida pelos alunos. Partindo dessa perspectiva, o público será convidado a refletir sobre o quão passivo alguém pode se tornar diante a vida. Seja para preservar os sentimentos, a zona de conforto ou, até mesmo, a integridade física. E, ao se  acostumar, a vida se desgasta e se perde em si mesma, tornando as pessoas insensíveis às diferentes cores do mundo. A apresentação se baseia no texto de Marina Colasanti e na música De toda cor, de Renato Luciano.  
Catarse Festival focado em apresentações de curta duração, com cerca de 20 minutos – inclusive, na região de Campinas é o único que segue este formato. O evento acontece a partir desta sexta-feira, 11, e vai até domingo, 13, com a presença de grupos de várias cidades do interior de São Paulo que, ao participar, poderão trocar conhecimentos e vivências cênicas, além de fomentar o teatro junto à comunidade. 
Os ingressos são limitados e estão disponíveis para os dias 11 e 13 no valor de R$ 10 cada, e para o dia 12 custando R$ 20. Ao adquirir os convites para os dias 11 e 12, o dia 13 é gratuito. A venda se dará, tanto antecipadamente quanto no dia do evento, na bilheteria do Espaço Estrada, que fica na rua Cinco de Julho, 1552 – Centro – Indaiatuba (SP). 
Grupo de formação Anankê Com aulas de expressão corporal, teatro, dança, interpretação e jogos teatrais, os estudantes têm encontros duas vezes por semana, na LIDI (Liga Regional Desportiva Indaiatubana). “Idealizamos esse projeto porque entendemos a importância da arte para o desenvolvimento cultural e pessoal. O que é aprendido em aula não só pode ser usado em cena, como também diversas situações da vida”, explica Marli Lopes, idealizadora do projeto e integrante do Grupo Anankê
Além de outras apresentações, ao fim do curso, em novembro, os alunos apresentarão a peça Os Saltimbancos. Porém, antes, há uma pré-estreia da peça confirmada neste sábado, 12, às 10h, no Teatro Espírita Paluarte, situado na rua Romário Capossoli, 80, Jardim Itamaracá, Indaiatuba (SP). O evento é aberto ao público e gratuito. Mais informações sobre inscrições para o grupo de formação Anankê pelo telefone (19) 9 9926 6027.
Ficha técnica - As inventariantes (Grupo de Teatro Anankê)
Direção: Chicó Ferreira | Iluminação: Flávio Cardoso | Sonoplastia: Gabriel Kitzmann | Elenco: André Almeida, Nina Vinagre e Marli Lopes
Ficha técnica - A gente se acostuma (Grupo de formação Anankê)
Direção geral e figurino: Marli Lopes | Direção de coreografia: Daniele Fiorito | Maquiagem e cabelo: Gabriel Kitzmann | Arte: Agência Bussolla | Elenco: Carol Ruman, Gabriel Kitzmann, Geovana Garcez, Hana Izumi, Larissa Lima e Marcela De Genaro.

You May Also Like

0 comentários