Coaching education- Será que sou otimista ou pessimista?
Será que sou otimista ou pessimista?
Qual é a sua reação diante de acontecimentos difíceis?
Uma boa parte das pessoas tende a se tornar passivas e deprimidas e a “depressão é considerada a expressão máxima do pessimismo”, portanto, aprender a ser otimista pode proteger contra a depressão, além de melhorar o bem estar.
Na adolescência, é comum sentir as emoções a flor da pele mas é importante saber que é possível ser positivo, com entusiasmo pela vida fica mais fácil obter confiança, alegria, vontade de conhecer, esperança no futuro. Grava-se a mensagem de que crescer é bom e vale a pena se desenvolver.
Para ser otimista é preciso crer que mesmo diante de circunstâncias indesejadas, as coisas podem ser diferentes. Focar na solução é a melhor alternativa para enfrentar a realidade. Pergunte-se: o que posso fazer diante disto?
O jovem otimista é feliz, descontraído, alegre, bem disposto, enfrenta com confiança os insucessos e problemas que lhe aparecem, tem uma visão positiva de si mesmo e do futuro, sente que tem controle sobre sua vida e que do seu esforço e capacidades dependem os seus sucessos. Não se preocupa, se diverte, canta, ri, não tem receios com experiências novas. Tem prazer em aprender e explorar o mundo!
By Kelly Albrecht
Psicóloga&Coach de jovens
Créditos da imagem: Pixabay
0 comentários