O que faz um(a) digital influencer?
Diariamente surgem mudanças
e com elas surgem novos hábitos, novas referências e novas profissões.
Nos últimos tempos tem sido comum as pessoas se assumirem
como "digitais influencers", uma nova profissão e jeito de trabalhar, especialmente porque
mexe com o público das redes sociais.
O que muitos não sabem
é o que se carrega por trás deste trabalho. Ser um(a) digital influencer é um compromisso, uma missão, uma meta.
Ser alguém
empoderado e com o poder de influenciar diversas pessoas ao
comprar algo, escutar alguma música, ler um livro, ver um filme, ir à algum
lugar, usar uma maquiagem da marca x, indicar um local de passeio e por aí vai
é uma carga bastante pesada.
Há muitas e muitas pessoas que vivem da profissão,
criam canais no YouTube, conseguem milhões de inscritos, e lá divulgam marcas famosas
e em troca disto recebem muito dinheiro, permutas poderosíssimas e com isso
ganham sua vida.
Tudo parece fácil,
né?
A responsabilidade de ser referência é muito
grande. Se ao divulgar um produto com determinada característica e o seguidor
não a reconhecer ou encontrar, isso tem um
peso muito negativo, passando a não confiar mais nas propagandas daquela pessoa.
Provavelmente vai deixar de segui-la, e até mesmo fazer sua má reputação.
Ser uma pessoa com
personalidade e com ideias próprias é ótimo, porém nesta profissão todo cuidado
é pouco. Deboches, piadas preconceituosas, atitudes inadequadas colocam uma
pessoa no chão em pouco tempo. Então, é mega importante que tudo seja feito com
transparência e clareza, sendo o mais sincero possível.
Famosos como
Whindersson Nunes, Gabriela Pugliese, Camila Coutinho, Bruna Vieira, Bruna
Tavares, Hugo Gloss, Taciele Alcolea, Maju Trindade tem fãs que os admiram
muito, que seguem suas ideias e sugestões. Muita gente pensa que é tudo fácil
na vida deles, mas não é bem assim...
Por trás de uma produção de cabelos, make, unha,
roupa, por trás de uma propaganda, postagem ou da elaboração de um vídeo há muito
trabalho para que tudo fique perfeito na frente das câmeras. O que a maioria
não olha é o processo de dedicação e criação de todo o conteúdo, as noites
gravando vídeos e pesquisando novas ideias para o público se interessar cada
vez mais por aquela pessoa e seus conteúdos.
Fora isso, é normal
a vida pessoal se misturar com a profissional, isto porque os fãs adoram, gostam
de ver como é a rotina da blogueira ou da digital influencer. O que ela faz
quando acorda? O que come? Que perfume usa? Que faz nas horas livres?
Tendo acesso a
essas informações cria-se uma intersecção do público com o influenciador. E com
isso o acesso às marcas e produtos divulgados ganham repercussão e levam à venda tão sonhada dos produtos à disposição no mercado.
Entre o
proprietário de uma marca ou produto e o influenciador é necessário um vínculo
e uma cumplicidade, assim como conhecimento do público consumidor.
Um trabalho visto como leve, fácil e glamouroso por
fora, mas que exige muita dedicação de quem o executa.
Rapha vitiello
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