CEO de app de Indaiatuba participa do Seminário Transtorno do Espectro Autista este mês

by - quarta-feira, fevereiro 05, 2020

Elaine Marques, idealizadora do Rede Azul, ministra palestra na Câmara Municipal de Campinas
A CEO do aplicativo Rede Azul, Elaine Marques, é uma das convidadas do Seminário Transtorno do Espectro Autista (TEA): olhares, reflexões e vivências, que acontece no dia 14, em Campinas. Ela ministrará a palestra Inovação e contribuição social - aplicativo Rede Azul, a partir das 14h. O evento, promovido pela Elecamp (Escola do Legislativo de Campinas), será realizado no Plenário da Câmara Municipal, das 8h20 às 16h, com entrada gratuita.
Elaine Marques, CEO do Rede Azul, participa de seminário em Campinas no dia 14
Crédito foto: Fernando Schroeder
A proposta de Elaine Marques é demonstrar como o Rede Azul pode ser útil para comunidade autista. Mãe de Alícia Nicol Marques — uma adolescente de 17 anos de idade e diagnosticada com Síndrome de Asperger, nível leve do TEA, que mora em Indaiatuba —, ela compartilhará como as experiências vivenciadas com a filha a motivaram a buscar uma solução inovadora no segmento de tecnologia. Além disso, explicará todo o funcionamento do aplicativo e trará alguns casos em que o app fez a diferença.
REDE AZUL  Presente em 16 estados brasileiros, o aplicativo foi lançado em dezembro na Google Play Store com a proposta de ser colaborativo. Isto significa que os próprios usuários, ao frequentar locais ou usar serviços amigáveis à comunidade autista, podem inserir suas indicações no app, chamadas de Pontos Azuis. Então, outras pessoas poderão visualizar esse banco de dados, utilizá-lo e deixar uma avaliação baseada em sua vivência. A combinação dessas informações permite que os algoritmos do Rede Azul mensurem uma média de nota para cada indicação. 
Atualmente, o app dispõe profissionais e estabelecimentos em 14 categorias, entre elas, escolas, terapias, estética, igreja, turismo e jurídico. Uma novidade é a aba ‘Famílias do TEA’  que pretende criar uma rede de apoio entre familiares que, muitas vezes, precisam trabalhar em casa, a fim de cuidar de pessoas com TEA. Futuramente, será implantado um sistema de selos físicos, que serão fixados nos locais com melhores avaliações.
O SEMINÁRIO A programação do evento é composta por seis palestras, que abordarão assuntos como conscientização, abordagens terapêuticas, leis de inclusão e direitos das pessoas com TEA. Além de Elaine Marques, palestram outros profissionais, como Renata Flores Tibyriçá, bacharel em Direito e especialista em Direitos Humanos; Lucelmo Lacerda de Brito, historiador; e Willian Chimura, diagnosticado com Síndrome de Asperger e mestre em Informática. A entrada é gratuita, porém é necessário realizar um cadastro da Elecamp clicando aqui.

You May Also Like

0 comentários